Guerra Fria : quem tinha razão : EUA ou URSS?

Socialismo e capitalismo: dois ideais de felicidade

A Guerra Fria se manifestou em todos os setores da vida e da cultura, representando a oposição entre dois ideais de felicidade: o ideal socialista e o ideal capitalista. Os socialistas idealizavam uma sociedade igualitária. O Estado era o dono dos bancos, das fábricas, do sistema de crédito e das terras, e era ele, o Estado, que deveria distribuir riquezas e garantir uma vida decente a todos os cidadãos. Para os capitalistas, o raciocínio era inverso. A felicidade individual era o principal. O Estado justo era aquele que garantia a cada indivíduo as condições de procurar livremente o seu lucro e construir uma vida feliz. A solução dos problemas sociais vinha depois, estava em segundo plano. É por isso que a implantação de um dos dois sistemas, em termos mundiais, só seria viável mediante o desaparecimento do outro. Nenhum país poderia ser, ao mesmo tempo, capitalista e comunista. Esta constatação deu origem ao maior instrumento ideológico da Guerra Fria: a propaganda.

15 Respostas to “Guerra Fria : quem tinha razão : EUA ou URSS?”

  1. Xmmal Says:

    Certamente a URSS, logo que por mais limitada que seria nossas vidas devido o rigor do socialismo teriamos mais expectativa de vida devido os investimentos diretos do Governo à populaçao. Além disso teriamos um mundo mais limpo devido o controle das industrias por parte do Governo isso sem levar em consideraçao a falta de revoluçoes, essas que seriam logo sufocadas pelo sistema militarista do socialismo.
    “Quando o ultimo peixe foi pescado,
    A ultima arvore for derrubada,
    O ultimo rio secar,
    Vocês verao que dinheiro nao se come”

  2. Lucas Fagundes Says:

    EUA pois o Capitalismo é bem mais Forte economicamente alem do Socialismo ser uma idéia um pouco utopica pois como todos poderiam viver tendo as mesmas condições e os governantes teriam as mesmas coisas e direitos que nós ?? os dois maiores exemplos são Cuba e China de um lado cuba decadente longe do mundo do outro a china em rapido desenvolvimento após estar pouco a pouco adotando o capitalismo e os EUA sempre a Maior potencia mundial a URSS igualou-se apenas militarmente e caiu depois. então é isso Viva ao Capitalismo!

  3. Thiago Reis Says:

    Não existe um termo definido para quem era correto.Ambos tem pontos positivos e pontos negativos.Talvez por vivermos numa sociedade capitalista,achamos ele o correto.Como somos capitalista,a minha opnião é que o capitalismo é o maisapropriado,pois você é “livre”.

  4. Xmmal Says:

    Perceba o mundo em qui vivemos e vera onde seu capitalismo no levou, temos guerras, poluiçao, eterno consumismo e o fim da natureza. Coisas essas que nao aconteceriam caso vivessemos num regime onde ne tedos poderiam causar esses efeitos e veja bem por mais aberto a economia a China é um pais de governo socialista e veja bem que nao é so pelo dinheiro que eles mudaram isso, sobre Cuba voce tem que perceber que mesmo adotando o socilismo Cuba encontra-se no estdao de diversos paises proximos que adotaram o capitalismo, mas o que diferencia-os é o fato de Cuba ser exemplo em seus esportes e sua saude por mais que aparente alguns defeitos. Alem disso os EUA anda causando guerras desnecessarias pela sede ao dinheiro coisa essa que nao aconteria pela URSS, que mesmo tendo os mais poderesos armamentos era uma pais “pacifico” se compararmos aos EUA hoje.
    “Se quer paz prepare-se para a guerra”
    Mahatma Ghandi

  5. Pedro Rafael Says:

    Para mim o socialismo e uma forma de vida melhor so que e muito mais dificil de entrar em vigor, um exemplo e a russia que mesmo implantando o socialismo o pais viveu na pobreza.

  6. João Paulo Says:

    URSS tinha um ideal bem melhor, porém o socialismo real é bem inferior ao socialismo no papel.
    Já o EUA tem em vista o beneficio individual que não é uma coisa muito boa para as classes baixas, mas como vemos o EUA é o pais mais rico e com bom IDH, o que faz o capitalismo ser a melhor opção até o fim do mundo. hehehe

  7. Thiago Reis Says:

    A culpa das guerras Xmmal não é apenas o capitalismo.Não é porque sou capitalista e vivo num mundo capitalista que apoiarei o EUA,muito pelo contrário.Agora você já pensou viver numa sociedade que você praticamente não tem direitos,nem “liberdade”??

  8. Thiago Reis Says:

    Também vale salientar Xmmal que não é apenas do capitalismo a desgraças do mundo.Caso analise o ponto poluição que você citou,perceberá que a China é socialista,e é uma dos locais de maiores poluição do mundo,se não o maior.Um belo exemplo foi as Olímpiadas de Pequim,onde mal se podia ver o outro lado da rua diante de tanta poluição.

  9. Gecionny Pinto Says:

    Boa discussão pessoal,na minha opinião o socialismo real deixou muito a desejar,mas o capitalismo selvagem não atende as nossas necessidades.Tomará que consigamos conciliar os pontos positivos de cada sistema.O que acham?

  10. Xmmal Says:

    Nunca poderemos, logo que Sr. Thiago Reis temos o atraso causado pela decadente democracia que acabou nos levando ao nada que somos hoje, um resumo de submissao a um pais qualquer que aproveita seus anos de ouro na historia. E sobre seu comentario, é realmente o capitalismo nao é causa de tudo e tambem nao seria legal viver sem liberdade agora veja que isso nao é nada mais que um preço a pagar, teriamos falta de liberdade mas seriamos mais poderosos devido nossa organizaçao, alem disso nao seriamos submissos a nimguem e viveriamos normalmente e claro que quando se tem um regime Socialista teriamos tambem um forte investimento em armamento o que acarretaria na paz ja que como voce DEVE saber tudo funciona como o ilustre Mahatma Ghandi disse: “Se quer paz prepare-se para a guerra”. Assim voce deve percebe nas integras vantagens do Socialismo, mesmo considerando o fato da Russia viver na pobraza por causa desse regime mas o que é esquecido é o fato de que um regime nao governa sozinho, tudo que ele traz é de responsabilidade direta do seu lider. É inadimissivel que coloquem a culpa da pobreza de um pais no regime por esse adotado sendo isso um fator decorrente dos atos de desespero de meros democratas de um pais que antes era a potencia global. Isso vale tambem para a poluiçao e no caso da China como voce citou nao lhe há argumento, lembre-se que a China é o pais mais populoso do mundo, voce tem os EUA que vive no mesmo problema de poluiçao e nao tem nem sequer metade da populaçao da China.

  11. Thiago Reis Says:

    Xmmal,ou melhor,Xerxes,já ta bom de vc para de falar besteira né!?Aff!!

  12. Thiago Says:

    Lembrando que a condenaçao a liberdade de imprensa nao é caracteristica socialista, mais os presidentes socialistas sempre adotam esse “problema”

  13. Eduardo Says:

    na minha opinião o socialismo tinha a razão na guerra fria.

  14. Eduardo Says:

    Союз Советских Социалистических Республик

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: