Revolução Francesa: liberdade,igualdade e fraternidade para todos?

Revolução Francesa

 

A Revolução Inglesa do século XVII marca o início da Era das Revoluções Burguesas, na medi­da em que cria condições para o desenvolvimento acelerado do capitalismo. A Revolução Francesa, cabe definir o perfil ideológico desses movimentos, por seu caráter liberal e democrático.

Para muitos historiadores, a Revolução Francesa faz parte de um movimento revolucionário global, atlântico ou ocidental, que começa nos Estados Unidos em 1776, atinge Inglaterra, Irlanda, Holanda, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça e, em 1789, culmina na França com violência maior. O movimento passa a repercutir em outros países europeus e volta à França em 1830 e 1848. Há traços comuns em todos esses movimentos, mas a Revolução Francesa tem identidade própria, manifestada na tomada do poder pela burguesia, na participação de camponeses e artesãos, na superação das instituições feudais do Antigo Regime e na preparação da França para caminhar rumo ao capitalismo industrial.

About these ads

4 Respostas to “Revolução Francesa: liberdade,igualdade e fraternidade para todos?”

  1. Petra Says:

    liberdade, igualdade e fraternidade pra todos na minha opinião siim,
    porque esse movimento foi criado no tempo da burguesia entao eles eram de caráter liberal e democrático, onde temos a burguesia, na superação das sociedades feudais e caminha a frança pro capitalismo industrial!
    beeijo Gecionny *_*

  2. Helena Says:

    Na minha opinião por uma parte sim, com a revolução todos eram livres e no governo de napoleão, por exemplo, todos eram iguais perante a lei, tinham direito a educação… Mas a liberdade era apenas paras os franceses, pois nas colonias ainda continuaria a escravidão…

  3. Estrella Says:

    Acho ke devia falr mais da Liberdade, Igualdade e Da Fraternidade…

  4. michele Says:

    PARA MIM TINHAM QUE TEM ESSE LEMA,POIS TODOS NÓS TEMOS DIREITO DE LIBERDADE PARA NÓS EXPRESSAR.IGUALDADE EM DIREITOS E NÃO SÓ EM DEVERES COM GOVERNANTES DE VERDADE QUE PENSE NO POVO E NÃO SÓ EM SI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: